A Nossa História

Em 1963, quando o Pastor Jabes Prudente da Silva, então pastor da Primeira Igreja Batista de Americana, zeloso pelo ensino da Palavra de Deus e seus preceitos, ao disciplinar algumas famílias da Igreja, por não estarem vivendo conforme as Escrituras, foi por estes fortemente perseguido, que em um levante contaminaram uma parte da Igreja, e em assembléia decidiram exonerar o pastor. Pastor Jabes então, deixou o ministério e com ele um grupo de aproximadamente 50 irmãos, que logo em seguida começaram a se reunir em uma garagem da família Salvação, um empresário da época.

Pastor e irmãos orando, buscando direção de Deus para um terreno onde seria construída a futura Igreja Batista, foi quando passando pelo bairro Cordenonsi, na rua Professor Ignácio Dias Leme, o pastor Jabes viu um terreno que já tinha um alicerce de uma casa. Na ocasião trouxe alguns irmãos até o local, abaixaram o mato com os pés, ajoelharam e consagraram àquele lugar ao Senhor em oração. Logo em seguida o pastor Jabes foi falar com o dono do terreno que culminou na compra do mesmo. Sempre com muito esforço e trabalho duro, começaram a obra, destruindo o alicerce que havia no lugar, para aproveitar os materiais. Trabalhando em mutirão, (homens, mulheres jovens e adolescentes) em alguns momentos chegaram a trabalhar a noite toda na construção, com alegria e dedicação, e o Senhor dava ânimo e fortalecia àqueles irmãos.

Enquanto a obra prosseguia a Igreja continuava a se reunir na garagem da família Salvação.

Em pouco tempo um pequeno salão ficou pronto, e os cultos passaram a acontecer onde em breve seria a nova igreja. Entre alguns irmãos que acompanharam o pastor Jabes e família, havia alguns recém chegados da cidade de Dracena. Como o pastor e irmãos não encontraram apoio das igrejas da região e até mesmo da Associação, foi feito um contato com a Primeira Igreja Batista de Dracena, que era pastoreada por Pr. Josias Antunes, que prontamente demostrou amor cristão, se propondo a organizar a Igreja. Quando em 27 de junho de 1964, a Igreja foi organizada, nascia a Igreja Batista Central de Americana, que recebeu este nome em função da localização do centro comercial e industrial, ficar nas proximidades da Igreja.

Pastores que sucederam o pastor Jabes Prudente da Silva (in memoriam):

– Pastor Antonio Pacheco de Albuquerque (in memoriam), – Pastor Jonatas Leite do Sacramento (in memoriam), – Pastor Jaime de Oliveira Inácio, – Pastor Luiz Rodrigues de Oliveira, – Pastor Antonino Pinho Ribeiro (Nino), – Pastor Paulo Balaniuc, justamente em seu pastoreado percebendo que já não estávamos localizados no centro comercial da cidade, e com o objetivo de que não se associasse o nome da Igreja com a localização, em assembléia foi votado o nome fantasia “Igreja Batista Nova Aliança em Americana”.

Esta que é atualmente pastoreada pelo Pastor Silmar Gonçalves Pereira, desde 02 de Julho de 2006.


Missão

Adorar a Deus e cumprir o “ide” de Jesus.

Visão

Ser uma igreja família, cheia do Espírito Santo, com uma espiritualidade contagiante, consciente de seu papel na sociedade, vocacionada a ser e fazer discípulos.

Valores

Liderança capacitadora; Ministérios voltados para os dons; Espiritualidade contagiante; Estruturas funcionais; Culto inspirador; Grupos familiares; Evangelização voltada às necessidades; Relacionamentos marcados pelo amor fraternal.

Diretoria Estatutária

Pr. Silmar Gonçalves Pereira

Presidente

João Martins Vieira

Primeiro Vice Presidente

Geovane Tosta Bosso

Segundo Vice Presidente

Evódia Martins Lopes

Primeira Secretária

Vânia Cheila da Silva Pereira

Segunda Secretária

Antônio Lopes de Oliveira

Primeiro Tesoureiro

Lair Rodrigues dos Reis

Segundo Tesoureiro

Confissão de fé